🚀 Oferta especial: 60% OFF no CrazyStack - Últimas vagas!Garantir vaga →
Arquitetura Avançada

Padrões que todo dev sênior precisa conhecer Design Patterns em TypeScript

Guia completo dos principais design patterns com implementações práticas em TypeScript

Padrões Essenciais

Soluções elegantes para problemas comuns Design Patterns

Aprenda os padrões de projeto mais importantes para se tornar um desenvolvedor sênior

23
Padrões Clássicos
100%
TypeScript
Problemas Resolvidos

Por que Design Patterns?

Soluções testadas

Padrões validados por milhares de desenvolvedores ao longo de décadas.

Comunicação eficaz

Linguagem comum entre desenvolvedores para discutir arquitetura.

Código mais robusto

Estruturas que facilitam manutenção e evolução do software.

Desenvolvimento mais rápido

Reutilização de soluções conhecidas acelera o desenvolvimento.

Como criar objetos Padrões Criacionais

Padrões que lidam com mecanismos de criação de objetos

Singleton

Garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece acesso global a ela.

Factory Method

Cria objetos sem especificar suas classes exatas, delegando para subclasses.

Builder

Constrói objetos complexos passo a passo, permitindo diferentes representações.

Como organizar objetos Padrões Estruturais

Padrões que lidam com composição de classes e objetos

Adapter

Permite que interfaces incompatíveis trabalhem juntas.

Decorator

Adiciona comportamentos a objetos dinamicamente sem alterar sua estrutura.

Facade

Fornece interface simplificada para um subsistema complexo.

Como objetos interagem Padrões Comportamentais

Padrões que focam na comunicação entre objetos e distribuição de responsabilidades

Observer

Define dependência um-para-muitos entre objetos para notificação automática.

Strategy

Define família de algoritmos e os torna intercambiáveis.

Command

Encapsula requisições como objetos, permitindo parametrização e filas.

Implementação Prática

Veja como implementar os padrões mais importantes em TypeScript

Singleton Pattern

class DatabaseConnection {
  private static instance: DatabaseConnection;
  private constructor() {}

  static getInstance(): DatabaseConnection {
    if (!DatabaseConnection.instance) {
      DatabaseConnection.instance = new DatabaseConnection();
    }
    return DatabaseConnection.instance;
  }

  connect(): void {
    console.log('Conectando ao banco...');
  }
}

// Uso
const db1 = DatabaseConnection.getInstance();
const db2 = DatabaseConnection.getInstance();
console.log(db1 === db2); // true

Perfeito para conexões de banco, loggers, caches e configurações globais.

Observer Pattern

interface Observer {
  update(data: any): void;
}

class Subject {
  private observers: Observer[] = [];

  subscribe(observer: Observer): void {
    this.observers.push(observer);
  }

  notify(data: any): void {
    this.observers.forEach(observer => observer.update(data));
  }
}

class EmailNotifier implements Observer {
  update(data: any): void {
    console.log('Email enviado:', data);
  }
}

// Uso
const subject = new Subject();
const emailNotifier = new EmailNotifier();
subject.subscribe(emailNotifier);
subject.notify('Novo usuário cadastrado');

Ideal para sistemas de notificação, eventos e atualizações em tempo real.

Domine arquitetura de software

Aprenda a criar sistemas robustos e escaláveis.